ESCOLA MUNICIPAL LUZ DO SABER- PARINTINS/AM
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2014
OFICINA RÁDIO ESCOLAR:
PROJETO CRIAÇÃO DO RÁDIO - “RAIO DE LUZ”
PARINTINS/AM
1- APRESSENTAÇÃO:
O presente projeto “Criação da Rádio: Raio de Luz” que será desenvolvida na Escola Municipal Luz do Saber, tendo como auxilio da oficina de radio escolar que será executado pelo Programa Mais Educação na referida escola, tem como meta trabalhar a informação e comunicação referente aos fatos e acontecimentos que ocorrem no estabelecimento de ensino.
Este projeto possibilitará o desenvolvimento da oralidade, da atenção, da curiosidade e de uso desta tecnologia de forma lúdica, de forma que professores e educando possam não só ser receptores de informações, mais produtores de novos saberes, fortalecendo assim um elo no processo ensino aprendizagem.
O projeto visa também, levar conhecimentos aos alunos e ao corpo escolar como: professores, gestor (a), coordenadores e para a comunidade escolar, tendo como ponto de partida a divulgação de noticias voltada à área da educação, da saúde, do esporte e demais atividades desenvolvidas pela instituição.
Este projeto tem como finalidade trabalhar no educando os valores socioeducativos, onde seja capaz de valorizar e transformar a escola em um lugar onde o conhecimento seja resultado de partilha, contribuindo e valorizando os saberes do educando, fortalecendo ainda mais sua alta estima, dando oportunidade de demonstrar suas habilidades e inovar suas estratégias para enaltecer sua formação estudantil, em fim faremos apresentação a direção e a coordenação pedagógica, para que possam participar e opinar.
2- OBJETIVO GERAL:
3- OBJETIVO ESPECÍFICO:
4- POPULAÇÃO ALVO:
Nosso objetivo é atender todos os alunos, que estejam realmente comprometidos com o projeto, tendo como meta a formação do cidadão, aqui queremos chamar atenção que o projeto tem um poder muito forte, pois têm a possibilidade de abrir novos horizontes, onde o rádio é um aparelho que transmite som, devemos aproveitar essas oportunidades para democratizar o conhecimento e estimular o debate que é de suma importância no âmbito escolar.
5- JUSTIFICATIVA:
O rádio tem um papel fundamental na vida de qualquer cidadão, pois sua principal função é levar informações e entretenimentos para a grande maioria da população que precisa desse meio para ficar bem informado de tudo o que acontece no mundo, favorecendo assim aqueles que não têm acesso às novas tecnologias que surgem no cotidiano, podem levar o indivíduo a uma viagem fantástica pelas ondas dos rádios, sendo assim o rádio, transformou-se num instrumento acessível, devido seu fácil manuseio e uma de suas metas é preparar a população para interagir na sociedade para que possam ter uma visão de mundo e se tornarem verdadeiros cidadãos críticos, buscando a construção de um direito que possa atender o anseio da comunidade que clamar por dias melhores.
Em plena era da comunicação, algumas escolas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de profissionais capacitados para exercer a função. O processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com a gestão. Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o aluno/radialista faz um trabalho com a concepção de que a comunicação vai além da transmissão de informação.
Não da para isolar o fluxo de gestão, devido a esse fato, fez-se necessário a criação deste projeto que busca levar a informação aos conhecimentos dos alunos ouvintes, partilhando e valorizando os saberes de cada educando, proporcionando o fortalecimento do autoestima de cada aluno em sua formação estudantil.
6- CONTEÚDO:
Divulgação de notícias; informações e discussão voltadas à área da educação, saúde, esporte e demais atividades organizadas na referida escola.
7- METODOLOGIA:
O presente projeto que será realizado na Escola Municipal “Luz do Saber” é de natureza qualitativa, uma vez que tem como principal objetivo divulgar noticia e informações, aos alunos e demais corpo escolar, que são voltadas na área da educação, saúde, esporte e demais atividades socioeducativas desenvolvidas pela referida escola.
8- TECNICAS METODOLÓGICAS:
Elaboração de questionário; entrevista padronizadas/estruturadas; discussões sobre temas afins; divulgação de noticias e informações.
9- CRONOGRAMA:
|
10- AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados, por seu comportamento e pelo seu interesse dentro das atividades realizadas durante e depois do projeto, em sua resposta para esse espaço diferenciado que está sendo disponibilizado para eles. Levando em consideração a realidade em que vivem, muito deles não tem acesso a informações que são fundamentais para seu desenvolvimento, observando o compromisso e dedicação de todos nos conteúdos apresentados no projeto de radio escolar, levando em consideração a divulgação de noticias e informações centralizados na realidade escolar.
11- REFERENCIA:
ACIOLI, Socorro. A prática da Educomunicação na Fundação Casa Grande, acessado em: http://www.usp.br/educomradio - acesso em 07/05/14.
BRAGA, José Luiz & CALAZANS, Maria Regina. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo, Hacker Editores, 2001.
KAPLÚN, Mario. Processos Educativos e Canais de Comunicação,In: Revista Comunicação & Educação, São Paulo, Editora Moderna (14), Jan/abr 1999, pg. 68 a 75.
ORTRIWANO, Gisela. A informação no rádio